Documento | Mestrado |
Área | Estruturas de Concreto e Alvenaria |
Data da defesa | 25/08/1995 |
Autor | LIMA, Maria Cristina Vidigal de |
Orientador | EL DEBS, Mounir Khalil |
Português | |
Título | Instabilidade lateral das vigas pré-moldadas em regime de serviço e durante a fase transitória |
Resumo
Este trabalho aborda o estudo da instabilidade lateral das vigas pré-moldadas durante o regime de serviço e durante a fase transitória. Na fase de serviço inclui os casos de apoios indeformáveis e deformáveis ã torção. Para a fase transitória, o calculo da carga critica é desenvolvido para as diversas disposições dos cabos de içamento. O estudo do equilíbrio no espaço é realizado a partir das resoluções das equações diferencial regentes da instabilidade elástica. A resolução do sistema diferencial composto pelas equações acopladas da flexão lateral e da torção é realizada por vários métodos, incluindo o desenvolvimento e a automatização do método numérico e Runge-Kutta, para algumas seções típicas. Apresenta-se ainda os procedimentos empíricos encontrados na literatura técnica, baseados em ensaios experimentais, para o calculo dos fatores de segurança. Os resultados dos exemplos numéricos mostram que as situações de serviço não são, em geral criticas, ao contrario da fase transitória. Os exemplos mostram ainda que a suspensão com balanços é uma forma de diminuir os problemas de instabilidade lateral desta fase.
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Palavras-chave | Instabilidade lateral. Vigas pré-moldadas |
English | |
Title | Not available |
Abstract
This work deals with the lateral stability of precast beams on service and during intermediate phase – handling and transportation. At service phase it is considered rigid and semi-rigid connections with torsion deformation. At handling phase, the critical load is evaluated for several positions of lifting cables. The study of the equilibrium conditions is done with the solution of the differential equation of elastic instability problem. The solution of flexural and torsional coupled equation is gotten by use of some methods, including the one developed and authomatized from the application of Runge-Kutta method, for certain sections. Empirical procedures are presented based on experimental tests, found in technical papers to compute factors of safety. The results of numerical examples show that the service situations are not generally critical, unlike the intermediate situations. The results show that a possible way to avoid this problem is with the use of lifting points with a distance from the ends.
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Keywords | Lateral instability. Precast beams |