Sistemas Administrativos
Escola de Engenharia de São Carlos
SET Instabilidade lateral das vigas pré-moldadas em re...
Documento Mestrado
Área Estruturas de Concreto e Alvenaria
Data da defesa 25/08/1995
Autor LIMA, Maria Cristina Vidigal de
Orientador EL DEBS, Mounir Khalil
Português
Título Instabilidade lateral das vigas pré-moldadas em regime de serviço e durante a fase transitória
Resumo
Este trabalho aborda o estudo da instabilidade lateral das vigas pré-moldadas durante o regime de serviço e durante a fase transitória. Na fase de serviço inclui os casos de apoios indeformáveis e deformáveis ã torção. Para a fase transitória, o calculo da carga critica é desenvolvido para as diversas disposições dos cabos de içamento. O estudo do equilíbrio no espaço é realizado a partir das resoluções das equações diferencial regentes da instabilidade elástica. A resolução do sistema diferencial composto pelas equações acopladas da flexão lateral e da torção é realizada por vários métodos, incluindo o desenvolvimento e a automatização do método numérico e Runge-Kutta, para algumas seções típicas. Apresenta-se ainda os procedimentos empíricos encontrados na literatura técnica, baseados em ensaios experimentais, para o calculo dos fatores de segurança. Os resultados dos exemplos numéricos mostram que as situações de serviço não são, em geral criticas, ao contrario da fase transitória. Os exemplos mostram ainda que a suspensão com balanços é uma forma de diminuir os problemas de instabilidade lateral desta fase.
Palavras-chave Instabilidade lateral. Vigas pré-moldadas

English
Title Not available
Abstract
This work deals with the lateral stability of precast beams on service and during intermediate phase – handling and transportation. At service phase it is considered rigid and semi-rigid connections with torsion deformation. At handling phase, the critical load is evaluated for several positions of lifting cables. The study of the equilibrium conditions is done with the solution of the differential equation of elastic instability problem. The solution of flexural and torsional coupled equation is gotten by use of some methods, including the one developed and authomatized from the application of Runge-Kutta method, for certain sections. Empirical procedures are presented based on experimental tests, found in technical papers to compute factors of safety. The results of numerical examples show that the service situations are not generally critical, unlike the intermediate situations. The results show that a possible way to avoid this problem is with the use of lifting points with a distance from the ends.
Keywords Lateral instability. Precast beams