Documento | Doutorado |
Área | Área indefinida |
Data da defesa | 24/09/1990 |
Autor | EL DEBS, Ana Lúcia Homce de Cresce |
Orientador | VENÂNCIO Filho, Fernando |
Português | |
Título | Determinação de coeficiente de impacto em pontes estaiadas sob a ação de cargas móveis |
Resumo
Partindo-se do princípio de que as pontes estaiadas são estruturas bastante peculiares, faz-se inicialmente um apanhado geral sobre elas do qual constam histórico e tipologia, e cujo objetivo é o de situar o problema e mostrar a sua importância. A discretização do problema, no espaço por meio do método dos elementos finitos, e no tempo, com um algoritmo de interpolação das forças de inércia, é feita a seguir. A partir das expressões obtidas, faz-se um programa para cálculo automático do efeito dinâmico de passagem de veículos nas pontes estaiadas, com o qual se faz a análise de alguns exemplos. Com base nesses resultados, algumas conclusões são tiradas e novos caminhos para pesquisa sugeridos.
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Palavras-chave | Coeficiente de impacto. Efeito dinâmico. Pontes estaiadas |
English | |
Title | Not available |
Abstract
Starting from the principle that stayed cable bridges belong to a particular kind of structures, inicially a brief review on this subject is presented specially dedicated to its history and tipology in order to situate the problem under analysis and to show its importance. The structure discretization to apply the finite element method and the time marching to take into account the dynamic effects using an algorithm for the inertial force interpolation are then developed. From the expressions derived a computer code is written to compute dynamic effects due to the action of moving vehicles on stayed cable bridges. Using this code some examples are analysed. Some conclusions are taken based on the results obtained and new ways to continue the research are suggested.
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Keywords | Dynamic effects. Finite Element Method |