Sistemas Administrativos
Escola de Engenharia de São Carlos
SET Contribuição ao estudo das pontes de eucalipto cit...
Documento Doutorado
Área Estruturas de Madeira
Data da defesa 02/10/1987
Autor MATTHIESEN, José Antonio
Orientador HELLMEISTER, João Cesar
Português
Título Contribuição ao estudo das pontes de eucalipto citriodora
Resumo
Uma revisão da bibliografia especializada permitiu avaliar a elevada evolução da tecnologia da construção das pontes de madeira, nos Estados Unidos, onde existe a surpreendente soma de três mil quilômetros de pontes ferroviárias e dois mil e quatrocentos quilômetros de pontes ferroviárias de madeira. No Brasil a tecnologia da construção das pontes de madeira esta atualmente alcançando significativa evolução. Neste trabalho foi avaliado, através de ensaio em modelos reduzidos, o comportamento de placas maciças de madeira, com vistas à sua interpretação e utilização no projeto e na construção de pontes de madeira. A placa maciça não é viável na construção de pontes. A analise da placa maciça admitida hipoteticamente como constituída por vigas interligadas lateralmente em uma peça única, deu origem a idéia do esquema estrutural em dimensões maciças, constituído por vigas de madeira serrada, interligadas lateralmente por parafusos ou por anéis metálicos partidos. Este esquema estrutural apresentou excelentes resultados experimentais. Mas as vigas de madeira serrada são, geralmente, curtas para utilização em pontes. Em uma nova tentativa, pensou-se na utilização de postes de Eucalipto Citriodora, solidarizadas lateralmente por anéis metálicos partidos, formando seção transversal simples ou nervurada. Os ensaios evidenciaram a viabilidade destes esquemas estruturais para pontes. A analise final com a apresentação de um modelo matemático para o calculo, considerando a estrutura com grelha, comprovou significativamente a eficiência deste esquema estrutural para o projeto e para a execução de pontes de madeira, constituídas por postes solidarizados lateralmente por anéis metálicos. Neste esquema estrutural não é utilizado o tabuleiro convencional de pontes de madeira.
Palavras-chave Placas maciças de madeira. Pontes de madeira. Pontes ferroviárias de madeira

English
Title Not available
Abstract
A review of the specialized bibliography permited to evaluate the high evolution of the technology of the construction of wooden bridges, in the United States, where there is the astonishing amount of thirty hundred kilometers of highway bridges and twenty for hundred kilometers of railroad wooden bridges. In Brazil, the technology of construction of the wooden bridges is actualles reaching significant evolution. In this work was analyzed though tests of reduced models the behavior of solid wooden plates, having in mind its interpretation and utilization in the project and in the construction of wooden bridges. A solid wooden plate is not feasible to bridge construction. The analysis of the solid wooden plate, hypothetically admitted as made of sawn wooden beams, side connected in a solid unit, gave origin to the idea of the structural scheme in larger dimensions constituted by sawn wooden beams, side connected by screws or by metallic split rings. This structural scheme presented excellent experimental results. But the sawn wooden beams are usually short for utilization in bridges. In a new approach, it was thought in the utilization of poles of Eucalipto Citriodora, side connected by metallic split rings, making simple or nervured cross sections. The tests shown the viability of these structural schemes for bridges. The final analysis, with the presentation of a mathematical scheme for the calculus, considering the structure as a grillage, confirmed significantly the efficiency of this structural scheme for the wooden bridge design and for the wooden bridge made of poles side connected by split metal rings. In this structural scheme it is nor utilized the conventional deck of the wooden bridges.
Keywords Metallic split rings. Railroad wooden bridges. Wooden bridges