Sistemas Administrativos
Escola de Engenharia de São Carlos
SET Contribuição para o estudo da distribuição transve...
Documento Mestrado
Área Estruturas de Madeira
Data da defesa 27/02/1987
Autor DIAS, Antonio Alves
Orientador LAHR, Francisco Antonio Rocco
Português
Título Contribuição para o estudo da distribuição transversal de cargas em pontes de madeira
Resumo
Projetos de pontes de postes de Eucalipto Citriodora desenvolvidos no país têm conduzido à solução por vigas principais longitudinais e peças transversais formando a posta de rolamento após regularização de sua superfície com concreto e asfalto. Os critérios da NBR 7190/82 – Norma brasileira para o Calculo e a Execução de estruturas de Madeira – não consideram, no cálculo de vigas principais de pontes, a repartição transversal de cargas entre as varias vigas proporcionada pelas pecas no tabuleiro, cujos tramos são considerados simplesmente apoiados nas vigas principais. Neste trabalho é proposta a analogia de grelha para uma analise teórica mais realista da distribuição transversal de cargas, considerando a continuidade das peças do tabuleiro. Nesta analogia citada, as longarinas da grelha são as vigas principais e as transversinas são obtidas do meio continuo formado pelas peças do tabuleiro. São apresentados os resultados obtidos pela analogia de grelha e os resultados da experimentação, em laboratório, de um modelo de ponte com quatro vigas principais, no qual foram medidas as flechas e as deformações nas vigas principais decorrentes da aplicação de cargas pontuais referentes a uma roda e a um eixo. Houve ótima concordância entre os resultados teóricos e os experimentais.
Palavras-chave Estruturas de madeira. Peças transversais. Vigas principais longitudinais

English
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Abstract
Brazilian design of log bridges conduces to the solution with stringers, and the transverse beams compose the wearing surface after concrete and asphalt regularization. The NBR 7190/82 – wooden structures design and building – criteria do not consider, to calculate the stringers, the load transverse distribution caused by the deck, treated as simples span between stringers. In this work it’s presented a grillage analogy in order to reach and actual theoretical analysis of load transverse distribution becanse of the deck continuity. In this case the stringers are the principal beams and the transverse beams are obtained from the deck continuum medium. The theoretical results using grillage analogy and the experimental results using grillage analogy and the experimental results from the test of a four stringers bridge model with measurement of vertical displacements and strains caused by concentrated loads related to one or two wheels are presented. It was obtained excellent agreement between theoretical and experimental results.
Keywords Bridges. Wooden structures