Sistemas Administrativos
Escola de Engenharia de São Carlos
SET Contribuição ao estudo da ruína de lajes retangula...
Documento Mestrado
Área Área indefinida
Data da defesa 30/05/1983
Autor GIONGO, José Samuel
Orientador MONTANARI, Ilio
Português
Título Contribuição ao estudo da ruína de lajes retangulares de tabuleiros de pontes
Resumo
Este trabalho apresenta resultados de ensaios de modelos reduzidos e lajes retangulares de pontes, construídos em micro concreto armado e submetidos a carregamentos equivalentes ao veículo tipo classe 36, da Norma Brasileira NB-6/1960 – Cargas Móveis em Pontes Rodoviárias. Os valores das cargas de ruína experimentais são comparados com os valores estimados pelo item 24 da Norma Brasileira NB-2/1961 – Cálculo e Execução de Pontes de Concreto Armado e pela teoria das charneiras plásticas. No primeiro capítulo, faz-se o estudo dos processos de cálculo de lajes retangulares de tabuleiro de pontes. Ênfase especial é dada à teoria das charneiras plásticas aplicadas àquelas lajes. O capítulo dois apresenta: as características do modelo utilizado, o estudo completo dos materiais que compões o micro concreto armado, a construção do modelo quanto à moldagem, deforma e cura, bem como os dispositivos de ensaios. No terceiro capítulo, mostram-se os resultados dos ensaios para a determinação das características mecânicas dos materiais, dos valores experimentais dos momentos de plastificação, determinados através de ensaios de faixas de lajes e dos ensaios dos modelos. O quarto capítulo é reservado para o estudo das cargas de ruína, estimadas pelos processos de cálculo (item 24 e NB-2 e teoria das charneiras plásticas), utilizando-se os momentos de plastificação obtidos experimentalmente. Finalmente, no quinto capítulo, faz-se a comparação entre os resultados experimentais e os estimados pelos processos de cálculo, e apresentam-se as conclusões do trabalho realizado. Ainda, para o prosseguimento da pesquisa, sugerem-se alguns tópicos possíveis de serem desenvolvidos em futuros planos de pesquisas.
Palavras-chave Concreto armado. Lajes retangulares. Tabuleiros de pontes

English
Title Not available
Abstract
This work presents experimental results obtained using bridge retangular slab models constituted of a reinforced micro concrete, when subjected to a load computed according to Brazilian Specifications NB-6/1960 – class 36. The collapse loads observed in the experiments are compared with the values obtained applying the formulation given in the Brazilian Specifications NB-2/1961 and also with the yield line theory. In the first chapter the process for reinforced bridge slab determination is analysed. In particular, the use of the yield line theory for this kind of slab is discussed. Chapter two presents the main features of the chosen model, the material components of the micro concrete, the experimental devices, and also the technique used for the preparation, from removal, and cure of the model. In the third chapter, the mechanical properties of the materials obtained experimentally are shown and the yield moments, observed in both the actual models analysed and slab strips, are also presented. The fourth chapter is concerned with the analysis of the collapse loads computed by the design process given in the Brazilian Specifications NB-2/1961; for this determination, experimental values of the yield moments have been employed. Finally, a comparison between experimental and computed results is given in the fifth chapter where concluding remarks for the present work with suggestions for the continuation of this research are also presented.
Keywords Bridges trays. Reinforced concrete. Retangular flagstone