Documento | Mestrado |
Área | Mecânica das Estruturas |
Data da defesa | 02/06/2005 |
Autor | NOGUEIRA, Caio Gorla |
Orientador | VENTURINI, Wilson Sergio |
Português | |
Título | Um modelo de confiabilidade e otimização aplicado às estruturas de barras de concreto armado. |
Resumo
Neste trabalho, é apresentado um modelo de otimização acoplado à confiabilidade
para a análise de estruturas de barras de concreto armado, de modo que a confiabilidade é
adicionada ao processo de otimização como uma restrição. O modelo mecânico permite a
consideração da não-linearidade física para o concreto e para o aço, além de levar em conta os
efeitos não-lineares geométricos. Esse modelo é utilizado para gerar as respostas mecânicas
da estrutura, traduzidas em forma de cargas últimas para os estados limites. Os cenários de
falha, na análise probabilística, são descritos pelo esmagamento do concreto e deformação
excessiva da armadura para o estado limite último. O estado limite de utilização é verificado
para o caso de deslocamentos excessivos dos pontos da estrutura. A função de estado limite é
construída com o emprego do Método das Superfícies de Respostas para a determinação do
índice de confiabilidade e probabilidade de falha considerando somente o modo mais
provável ou primeiro modo de falha. Os processos de otimização e confiabilidade são
acoplados de maneira independente gerando um sistema de equações aproximadas resolvido
analiticamente. A metodologia de otimização empregada é a minimização da função de custo
da estrutura. O modelo acoplado de otimização e confiabilidade é empregado para análise de
vigas de concreto armado. As técnicas desenvolvidas, no âmbito da modelagem de estruturas
e confiabilidade, também permitem a análise mecânico-probabilística de pórticos planos de
concreto armado.
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Palavras-chave | Análise não-linear. Confiabilidade Estrutural. Elementos finitos. Estruturas de barras de concreto armado. Otimização estrutural. Superfícies de resposta |
English | |
Title | A reliability based optimization model for reinforced concrete structures. |
Abstract
In this work, a reliability based optimization model is proposed for the analysis of
reinforced concrete strucutures, in which the reliability index is introduced as a constraint.
The mechanical model allows to consider the physical non-linearity of the concrete and steel
materials, as well as the geometrical non-linear effects. The mechanical model is used to find
the structure limit loads. The failure scenarios for the probabilistic analysis are characterized
by the concrete ultimate strains in the compressed region of the section and the steel ultimate
tensile strains in the reinforcement position. The serviceability limit state is verified for the
excessive displacements for the strucuture bars. The limit state function is build by using the
Response Surface Method, computing the reliability index and the failure probability only
considering the first failure mode. The optimization and reliability processes are independents
built leading two different system of equations that are coupled together to find the final
solution. The material cost of the structure was adopted as the objective function to be
minimized for the optimization process. The proposed coupled optimization-reliability
process is employed to analyse reinforced concrete beams. The developed procedure in the
context of reliabilty methods and reinforced concrete structures analysis can also be applied
for reliability analysis of reinforced concrete frames.
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Keywords | Finite Element Method. Non-linear analysis. Reinforced concrete bars structures. Response surfaces. Structural optimization. Structural reliability |