Documento | Doutorado |
Área | Mecânica das Estruturas |
Data da defesa | 01/03/2002 |
Autor | ALVARENGA, Rita de Cássia Silva Sant'Ana |
Orientador | ANTUNES, Helena Maria do Carmo |
Português | |
Título | Análise teórico experimental de estruturas compostas de pórticos de aço preenchidos com alvenaria de concreto celular autoclavado |
Resumo
Apresenta-se neste trabalho um estudo sobre o comportamento de estruturas de pórticos preenchidos por painéis de alvenaria submetidos a ações horizontais, considerando a contribuição da alvenaria na rigidez global da estrutura. Este estudo envolveu uma série de ensaios experimentais com protótipos de aço em escala real, utilizando-se blocos de concreto celular autoclavados; a macromodelagem numérica pelo método dos elementos finitos; a aplicação do conceito da diagonal equivalente; e a realização de um estudo paramétrico, considerando-se pórticos com diferentes
relações altura/comprimento, visando à obtenção de recomendações práticas para análise de pórticos preenchidos. Essas recomendações são apresentadas na forma de uma proposta para determinação da carga de ruptura em painéis de pórticos preenchidos com alvenaria, utilizando-se o modelo de bielas e tirantes. Os resultados obtidos com a aplicação desta proposta foram comparados com os dos modelos experimentais e teóricos disponíveis na literatura, comprovando-se a eficiência e
praticidade em sua utilização.
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Palavras-chave | Alvenaria estrutural. Análise experimental e numérica. Estruturas de aço. Pórtico preenchido |
English | |
Title | Theoretical-experimental analysis of masonry infilled frames structures |
Abstract
This work presents a study of the behavior of masonry infilled frames structures, subjected to horizontal actions, regarding the contribution of the masonry to the structure global stiffening. The study consists of tests, in real size, in steel frames infilled with structural blocks of autoclaved aerated concrete; of the macromodeling using the finite element method; of the application of the concept of equivalent diagonal struts and of the realization of a parametric study, regarding frames with different ratios height/length, aiming to get design recommendations for the analysis of infilled frames. These recommendations are presented as a proposal for determining the cracking load in panels of infilled frames with masonry, utilizing the strut-and-tie model. The results obtained with this proposal are compared with tests and predictions derived from approximate theoretical analyses, proving the efficiency and practicality in their utilization.
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Keywords | Experimental and numerical analysis. Infilled frame. Masonry. Steel structure |